terça-feira, 3 de maio de 2016

da barriga #1 - Manteiga Ghee

- Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir sabores - Confúcio

O que o me inspirou hoje foi a procura do presente de Dia das Mães pra sogrinha. Sempre achei que presentes caseiros ou DIY dizem muito mais do que simplesmente ir em uma loja e gastar muitos reais. Como ela tem o dom de cozinhar e eu o dom de comer resolvi juntar as duas coisas num presente só (ah, preciso confessar que a falta de dinheiro também foi muito importante na decisão).
O presente escolhido não é lá muito sofisticado, mas com certeza ele entra pra lista das coisas mais saborosas que já comi na vida: Ghee.

Ghee é uma manteiga clarificada sem lactose e conheci graças à Bela Gil (sim, ela tem receitas gostosas!)

O que precisa pra fazer?



Ingredientes

250 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo

1 - Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto.

2 - A manteiga derreterá até começar a ferver.

3 - Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa.

4 - Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose).

5 - Após esfriar, coe e coloque em um vidro.

6 - Deixe no freezer até endurecer e depois retire.

7 - Está pronta para usar!

8 - Armazene fora da geladeira.


Ela fica amerelinha como na foto (a primeira que fiz queimou um pouco e teve um tom mais amarronzado, mas depois peguei o jeito). É ideal que fique num potinho de vidro pra se conservar mais tempo.  
Você pode substituir a manteiga pelo ghee em quase tudo! A farofa fica demais só com ela e uma pitadinha de sal. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!